Como você sabe o que seus clientes desejam? Existe uma maneira de entender melhor seus gostos e desgostos? E como você pode antecipar suas necessidades se não conhece seus problemas atuais?
Estas são apenas algumas questões a serem consideradas em relação à importância das preferências do cliente. Essas preferências incluem tudo, desde interesses e hobbies até seleções de cores e produtos, até plataformas sociais e de comunicação preferidas.
Saber que as inclinações de um cliente impulsionam as vendas e ter as informações corretas pode prepará-lo para o sucesso. Você deve ser capaz de se diferenciar de qualquer concorrente.
Outra razão pela qual a preferência do cliente é importante é porque ela pode levar à satisfação garantida do cliente. Se você estiver desenvolvendo produtos e serviços tendo em mente seu público-alvo, estará em melhor posição para oferecer satisfação consistente.
Isso, por sua vez, levará a uma imagem de marca melhorada e aumentará a fidelidade do cliente.
É claro que determinar as preferências do cliente pode dar um pouco de trabalho. É mais do que apenas adivinhar e assumir. Requer conhecer os consumidores onde eles estão e fazer perguntas que revelem essas informações. Com isso em mente, aqui estão três maneiras envolventes de incentivar os clientes a compartilhar suas preferências.
IMAGEM: NÃO RESPINGAR
1. Pergunte diretamente aos consumidores
Os clientes fiéis desejam ajudar as marcas a ter sucesso. Afinal, eles investem na empresa e querem continuar a apoiá-la da melhor maneira possível. Embora muitas marcas possam pensar que precisam enganar os clientes para que lhes forneçam suas preferências, perguntar diretamente pode ser a maneira mais fácil.
No conteúdo de um blog ou em um bloco de anúncios, faça uma pergunta simples e direta. Perguntas de múltipla escolha podem ser melhores, especialmente se você estiver fazendo este ou aquele tipo de pergunta. Por exemplo, “Você prefere receber nossos e-mails ou mensagens de texto?” ou “Você é madrugador ou notívago?” As respostas dos usuários a essas perguntas são conhecidas como dados de terceirosou informações que os clientes compartilham voluntariamente. É seguro para a privacidade porque os consumidores o compartilham abertamente, o que também o torna muito confiável.
Outra forma de perguntar diretamente aos clientes é por meio de um boletim eletrônico. Seus clientes mais leais e dedicados são provavelmente assinantes de sua lista de e-mail. Fazer algumas perguntas em troca de um código de cupom especial ou promoção é uma forma de incentivá-los a compartilhar.
Novamente, qualquer coisa, desde a percepção da marca até as preferências do cliente, passando pela consideração ou intenção, pode ser solicitada. Seja criativo na maneira como formula suas perguntas e você chamará a atenção e obterá respostas.
2. Colete dados valiosos por meio de brindes
Quase todo mundo adora um prêmio. Os brindes são uma forma atraente de obter fidelidade à marca, aumentar o engajamento e melhorar a imagem de uma marca. Isso incentiva um senso de comunidade entre os seguidores e a marca.
Eles também são uma forma de coletar dados e preferências do consumidor e, ao mesmo tempo, dar-lhes algo em troca.
Quando se trata de organizar um sorteio, certifique-se de ter tudo em ordem antes de colocá-lo no ar. Certifique-se de que o formulário seja claro e fácil de entender, capturando todas as informações que você precisa.
Isso pode variar desde informações demográficas básicas, incluindo nome, e-mail e número de telefone. Para obter informações sobre suas preferências, você pode adicionar algumas perguntas simples à resposta da pesquisa.
Pode ser qualquer coisa, desde os produtos ou serviços que eles procuram até as cores que preferem para um próximo lançamento.
3. Aprenda sobre seus consumidores com um questionário
Os questionários são uma forma divertida e interativa de os consumidores interagirem com sua marca. Você pode implementar vários questionários, mas apenas alguns ajudarão a aprender as preferências do consumidor. Os questionários baseados em conhecimento são melhores para compartilhar informações sobre sua marca, enquanto os questionários baseados em leads são projetados para capturar informações demográficas.
Para preferências, um questionário de personalidade pode ser uma ótima opção, pois revela os comportamentos e a mentalidade por trás das ações dos consumidores. Por exemplo, um questionário “Encontre seu estilo” pode revelar quais tipos de cores, padrões e formas os indivíduos são atraídos. Isso pode informar futuras escolhas de design de produto.
Um questionário comprável pode levar esse questionário de personalidade um passo adiante, levando os usuários a uma página de resultados personalizada com base em suas respostas. Você não está apenas aprendendo sobre o que eles gostam e não gostam, mas também mostrando quais de seus produtos se alinham com suas seleções.
Esse tipo de questionário conduz os consumidores pelo funil de vendas, direcionando-os exatamente aos produtos que provavelmente comprarão.
Preferências do cliente – Conclusões
A preferência do cliente é valiosa para todas as empresas que buscam crescer e melhorar suas ofertas. Conhecer o que o consumidor gosta e não gosta pode informar o desenvolvimento de produtos, ofertas de atendimento ao cliente e futuras campanhas de marketing. E embora você possa receber suas preferências de maneira envolvente, é importante ter em mente o momento certo.
Se você já está realizando uma pesquisa de feedback, promover um questionário diferente nas redes sociais pode ser cansativo. Espace essas táticas para garantir que você receba respostas autênticas. Além disso, evite pesquisas ou questionários longos ou complicados. Você não quer que sua marca seja associada a algo tedioso!
Além disso, adicionar uma recompensa, como um código de cupom ou um e-mail de agradecimento para enviar após a conclusão, pode ser um toque bem-vindo.
Por último, lembre-se de que as preferências dos clientes irão evoluir. Para acompanhar seus desejos e necessidades, ajuste suas ofertas de acordo. Só porque o rosa choque foi uma delícia na Barbiecon não significa que a tendência continuou após o verão de 2023!