O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (24) que tanto Israel quanto o Irã desrespeitaram o acordo de cessar-fogo, que deveria ter começado a valer no início da manhã. Ele foi direto ao dizer que está decepcionado com os dois países e fez um apelo ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para que interrompa os ataques a Teerã.

“Não estou feliz com Israel. Também não estou feliz com o Irã, mas Israel precisa se acalmar. Vou ter que fazer com que Israel se acalme”, declarou Trump, antes de embarcar para a cúpula da OTAN, em Haia.

Ameaça pública pelas redes sociais

Trump também usou as redes sociais para reforçar sua posição:

“Israel, não jogue suas bombas. Se fizer isso, será uma grande violação. Traga seus pilotos para casa, agora!”, escreveu em uma postagem no X (antigo Twitter).

Trégua costurada pelos EUA e Catar

A trégua entre Israel e Irã foi anunciada por Trump na noite de segunda-feira (23), após negociações com Netanyahu e participação ativa do Catar. Segundo um assessor da Casa Branca, que falou sob anonimato à agência Reuters, Israel teria concordado em cessar os ataques caso o Irã também se abstivesse de novos lançamentos.

Contradições e incertezas no acordo

Apesar da confirmação inicial, o chanceler iraniano Abbas Araqchi declarou que não havia nenhum acordo formal em vigor. A mídia estatal do Irã, porém, informou que o cessar-fogo teria começado após uma ligação com o primeiro-ministro do Catar.

EUA atuaram em várias frentes para garantir a trégua

O esforço diplomático americano contou com a participação do vice-presidente J.D. Vance, do secretário de Estado Marco Rubio e do enviado especial Steve Witkoff. O grupo também conversou com o emir do Catar, que intermediou a comunicação com Teerã.

Segundo fontes próximas à negociação, Trump teria garantido ao emir que Israel aceitaria o cessar-fogo e pediu sua ajuda para convencer os iranianos a fazerem o mesmo. A medida foi tomada após um ataque do Irã a uma base americana, também na segunda-feira.

plugins premium WordPress