A OpenAI desenvolveu um novo sistema de inteligência artificial que pode produzir vídeos realistas com base em sugestões de texto fornecidas pelos usuários, tornando-se a mais recente empresa de IA a adotar a tecnologia de vídeo generativo. O sistema de IA, denominado Sora, é capaz de gerar rapidamente vídeos de até um minuto de duração, retratando “cenas complexas com múltiplos personagens, diferentes tipos de movimento e detalhes precisos do tema e do cenário”, afirmou a empresa em um post publicado na quinta-feira (15/02) em seu blog.
Inicialmente, a ferramenta estará disponível para “um número limitado de criadores”, conforme anunciado pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, em uma postagem no X (antigo Twitter).
A OpenAI também está concedendo acesso a uma equipe de especialistas encarregados de avaliar a segurança do Sora antes de integrá-lo aos produtos da empresa. A Meta, o Google e a Runway AI já haviam desenvolvido geradores de texto para vídeos anteriormente. Embora essa tecnologia possa agilizar o processo criativo, também pode aumentar as preocupações sobre a IA prejudicando o sustento de artistas e propagando desinformação, especialmente em um ano eleitoral crucial. Como parte dos preparativos para o lançamento do produto, a OpenAI afirmou estar desenvolvendo ferramentas para ajudar na detecção de vídeos gerados pelo Sora.
No entanto, empresas de IA já enfrentaram dificuldades anteriormente ao criar sistemas de detecção de inteligência artificial à prova de falhas. No ano passado, a OpenAI descontinuou uma ferramenta que visava detectar a escrita gerada por IA, citando sua “baixa taxa de precisão”.