Como empreiteiro geral, você tem flexibilidade significativa para contratar os subempreiteiros mais adequados para o seu projeto. No entanto, contratar subcontratados errados pode comprometer não apenas a sua produtividade e eficácia, mas também a segurança do seu local de trabalho.
Quais são as melhores práticas para contratar melhores subcontratados?
Melhores práticas para contratação de subcontratados
Estas são algumas das melhores práticas para contratação de subcontratados.
Estas são algumas das melhores práticas para contratação de subcontratados:
- Não opte apenas pelo lance mais baixo. É tentador contratar o subcontratado com o lance mais baixo. Fazer isso não apenas economiza dinheiro, mas também o posiciona de forma mais vantajosa ao enviar propostas aos seus clientes. No entanto, os subcontratantes com propostas excepcionalmente ou anormalmente baixas geralmente têm uma razão pela qual oferecem tão pouco. Certifique-se de não comprometer a segurança ou a qualidade para economizar dinheiro.
- Verifique os registros de segurança. É fundamental que você verifique os registros de segurança de cada subcontratado que contratar. É possível que partes diligentes e preocupadas com a segurança sofram um acidente, mas se os registros de segurança de seus subcontratados parecerem consistentemente inseguros ou problemáticos, opte pela cautela e não os contrate.
- Verifique as referências. Verifique sempre as referências. Esta não é uma consideração superficial; pode dizer muito sobre o histórico de trabalho e a integridade deste subcontratado.
- Avalie a estabilidade financeira. Embora não afete diretamente a segurança, também é uma boa ideia avaliar a estabilidade financeira do seu subcontratado. Este subcontratado está assumindo muito trabalho ou com lances muito baixos? Nesse caso, eles podem estar mal posicionados para trabalhar no seu projeto.
- Verifique seguro, licenciamento e fiança. Seguro, licenciamento e fiança são todos importantes para seus subcontratados. Isso não apenas os protege e os mantém seguros, mas também protege você e sua equipe de possíveis custos e problemas de responsabilidade.
- Pergunte sobre controles de qualidade. Você também deve investigar os controles de qualidade dos subcontratados que pretende contratar. Que medidas de proteção eles adotam para manter o local de trabalho seguro? Como eles garantem a qualidade do seu trabalho? Você também pode perguntar como eles implantaram e usaram essas medidas no passado.
- Pergunte sobre a priorização de segurança. Durante suas entrevistas, faça muitas perguntas sobre priorização de segurança. Você precisa ter certeza de que cada subcontratado contratado tenha a segurança como prioridade máxima e verificar se eles estarão dispostos a seguir seus protocolos de segurança. Esta não é uma área onde você possa ser flexível, portanto rejeite qualquer subcontratado que não pareça levar a segurança suficientemente a sério.
- Coloque por escrito. Não presuma que sua pesquisa e suas entrevistas o levaram a uma imagem perfeita da relação de trabalho que você e seu subcontratado terão. É importante colocar todos os detalhes em um contrato por escrito que ambos assinem. Dessa forma, eles estarão vinculados às suas promessas e ações.
Gerenciamento no local
Depois de contratar seus subcontratados, você ainda será responsável pelo trabalho e pelas atividades deles no local de trabalho. Estas são algumas das melhores práticas para o gerenciamento contínuo no local de seus subcontratados:
- Defina as expectativas com antecedência. Esperamos que você e seu subcontratado tenham conversado sobre sua relação de trabalho e como desejam gerenciar o local de trabalho assim que o projeto começar. No entanto, ainda é importante ter uma conversa franca com o seu subcontratado quando o projeto começar, para que você possa definir as expectativas com antecedência. Deixe claro o que você espera deles e dê-lhes a oportunidade de fazer qualquer pergunta que possam ter.
- Reconheça os problemas proativamente. Se você notar algo estranho no trabalho que este subcontratado está realizando, reconheça e resolva o problema da forma mais proativa possível. Não permita que continuem com seus maus hábitos indefinidamente e não espere que um acidente aconteça. Lembre-os de suas políticas e do local de trabalho que você deseja cultivar.
- Aplicar uma política de segurança de tolerância zero. Políticas de tolerância zero foram concebidos para tornar os ambientes de trabalho mais seguros, impondo sanções graves a qualquer pessoa que coloque outras pessoas em risco de danos graves. É uma boa ideia adotar e aplicar uma política de tolerância zero no que diz respeito à segurança no local de trabalho e certificar-se de que os seus subcontratados sabem como cumpri-la.
- Preste atenção às interações do cliente. Por fim, preste muita atenção a quaisquer interações com o cliente que seu subcontratado possa ter. Mesmo que seus subcontratados trabalhem de forma independente, eles ainda representarão você perante o cliente. Você precisa ter certeza de que eles darão o melhor de si e causarão uma boa impressão aos seus clientes sempre que visitarem o local de trabalho.
Contratar melhores subcontratados e gerenciá-los de forma eficaz tornará seu local de trabalho mais seguro para todos, incluindo funcionários, clientes e parceiros. Requer alguma diligência extra e, às vezes, alguns custos extras, mas vale a pena o investimento no longo prazo.